0

As Cores e o Patchwork


Em Patchwork a Cor é um elemento primordial. Dela vai depender o resultado final de uma peça que poderá ser: Delicada. Sem vida. Iluminada. Agressiva. Cansativa. Aconchegante e por aí afora. 
 
Nesta arte, a do Patchwork, a beleza e a harmonia; dos trabalhos está baseada na correta escolha deste universo colorido que nossos olhos captam. Uma perspicaz combinação das mesmas gera todo o equilíbrio da peça.

Mas, como escolher as cores corretas sem que haja um pouquinho de conhecimento das mesmas? Não é difícil aprender a arte de combinar as cores, basta seguir uma tabela — que não foi desenvolvida por mim, e sim por alguém que desconheço. — Entretanto, ainda que se siga uma tabela para combiná-las corretamente, tudo vai depender do seu estado de espírito daquele momento. Este é um dos motivos do porque os trabalhos artesanais são únicos. Tudo depende da mão do artesão, de como ele enxerga as cores, e de a quantas anda o seu estado emocional naquele momento em que ele cria uma determinada peça. E então? Vamos lá, brincar com as cores?


Existem as cores primárias, as secundárias, as terciárias, as complementares, as análogas, as acromáticas, e as monocromáticas    


Cores primárias: são cores que não são formadas por nenhuma mistura. Azul, amarelo e vermelho. Sendo que, o azul é uma cor fria e o amarelo e vermelho são cores quentes.


Cores secundárias: são as cores formadas pela mistura em parte igual das cores primárias. Exemplos: azul e amarelo é igual ao verde. Azul e vermelho é igual ao violeta. Amarelo e vermelho é igual ao laranja.


Cores terciárias: são obtidas pela mistura das cores secundárias. Englobam as cores quentes e frias. As cores quentes são formadas pelo vermelho, amarelo, marrom e combinações. As cores frias são as formadas pelo azul, verde, violeta e combinações.


Cores complementares: uma cor primária e uma cor secundária são complementares quando não fazem parte da mistura que forma a secundária. Exemplo: vermelho e verde, azul e laranja, amarelo e violeta.


Cores análogas: são adjacentes ou vizinhas no círculo das cores. Fazem uma boa combinação.


Cores acromáticas: são as cores neutras. Branco, preto, cinzas e marfins.


Cores monocromáticas: são a família de determinada cor incluindo tons e sombras. Exemplo: vermelho, magenta, cereja, rosa pink, rosa bebê.


Este é o conhecimento básico das cores; misturá-las na paleta da vida e dar à vida um novo colorido, depende de cada um de nós.